NO CENTRO HISTÓRICO DE VISEU
No centro histórico da cidade de Viseu, com o Dr. Alberto Correia, historiador e antropólogo, no próximo programa de O Som da Gente vamos ter algumas estórias da nossa história.
Entre factos e lendas, vamos ouvir falar do rei Rodrigo, de Viriato e depois, no claustro baixo da Sé, de D. Manuel da Silva, o Bispo mecenas de Grão Vasco, de D. João Vicente e de S. Teotónio.
No interior, percorreremos a evolução arquitectónica da catedral com destaque para a substituição das gigantescas telas de Grão Vasco pela talha dourada e não deixaremos de reparar na abóbada, edificada com o mesmo risco arquitectónico dos Jerónimos.
E, neste programa ficaremos por aqui, com o olhar pela modernidade do novo altar -mor que satisfazendo as exigências actuais do culto não deixa de ocultar a riqueza da capela-mor da Sé de Viseu.
Como escreveu o historiador Alexandre Alves, Alberto Correia que foi durante muitos anos, director do Museu Grão Vasco, é essencialmente pedagogo, arqueólogo e etnólogo por vocação.
Em campanhas arqueológicas procurou exumar os segredos milenares de civilizações extintas. Acorre desvelado, ao apelo soluçado das "Alminhas" dos caminhos e debruça-se, interessado e solícito, sobre o trabalho dos velhos artesãos. Sabe como se fazem as brezas do Montemuro e as cestas de palha de Alvite.
É com o saber e o conhecimento deste vulto da nossa cultura que O Som da Gente passa a contar a partir do próximo programa.
No futuro próximo, iremos ainda ouvir falar do Museu Grão Vasco, da Igreja da Misericórdia de Viseu e das Cavalhadas de Vil de Moinhos.
Em nome do nosso auditório, um bem haja ao Dr. Alberto Correia.