21 de Maio de 2014

Ao encontro de histórias e património, decorreu, no passado fim-de-semana, no Mosteiro de São Cristóvão de Lafões o décimo encontro cultural.

A organização esteve a cargo da Associação dos Amigos do Mosteiro de São Cristóvão de Lafões e do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.

No encontro deste ano, estiveram em debate propostas em torno de temáticas monásticas que ajudam a perceber o fenómeno do monaquismo à luz das memórias, pela escrita e pela obra de arquitectura.

No primeiro painel foram oradores o Prof. Doutor António Resende Oliveira, da Universidade de Coimbra, e o Prof. Doutor José Augusto Pizarro, da Universidade do Porto.

Na foto, os dois conferencistas ladeiam a Profª Doutora Maria Alegria Marques da Comissão Cientifica do encontro.

O primeiro orador abordou o tema: o trovador e o monge - a Ordem de Cister nos círculos trovadorescos galego-portugueses.

Depois,José Augusto Pizarro, discípulo de José Mattoso e de Luís Adão da Fonseca, um nome consagrado na investigação da nossa História Medieval, falou das Monjas e Filhas d`Algo - a aristocratização do monacato feminino nos séculos XIII e XIV.

 

Ainda na sexta-feira, os congressistas ouviram falar do cronista Frei Manuel dos Santos, monge cisterciense de Alcobaça e, da parte da tarde, foram até ao Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão que se encontra em estado de conservação muito preocupante.

Na manhã de sábado, falou-se dos sítios e da obra monástica no património português, com a Doutora Luísa Jacquinet, o arquitecto João Carlos dos Santos e a Profª Doutora Inês Amorim.

Fotos:Alcides Riquito

 

publicado por somdagente às 18:30
Maio 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Acabo de ouvir e visualizar a 2ª parte da vossa re...
Acredito e aceito. Isto foi o que se conseguiu ap...
Esse sr.Antonio Silva meu vizinho e compradre e am...
Apraz-me dizer, que Deus lhes dê força para conti...
Fico com água na boca.Quero VER!Abraço
Amigo e Senhor Fernando Luís,Parabéns pelo excelen...
Olá boa noiteO meu nome é Dina Cruz e sou técnica ...
Quando escreveram (e cito): "Em 1959, aqui nasceu ...
Intereessante!... Um espaço a ter em conta!
Conheci o Prof. Zé Fernando há 30 anos. Já nessa é...
blogs SAPO