03 de Setembro de 2008

 

 

Penalva do Castelo foi outrora conhecida por Vila Nova de Santo Sepulcro, nome que decorre do facto de nela se ter instalado a Ordem Militar e Canónica de Jerusalém, também chamada de Ordem do Santo Sepulcro. É, no entanto, ponto assente que a antiga vila não se encontrava precisamente no local onde hoje está situada a Vila de Penalva do Castelo (que até 1957 era designada por Castendo).
 
As terras de Penalva estão, sobretudo, ligadas à Casa da Ínsua e à notoriedade e importância que esta adquiriu de Luís de Albuquerque ter sido Governador do Estado do Mato Grosso, no Brasil, no sec XVIII.
Situado no coração do Dão, o concelho de Penalva do Castelo, é essencialmente agrícola e está entre os melhores produtores de Vinho do Dão, de frutas (é o "berço" da Maça de Bravo de Esmolfe ) e do Queijo da Serra de Estrela.
O concelho tem treze freguesias.
 

Nesta visita ao concelho de Penalva do Castelo fomos guiados pelo Presidente da Câmara, Dr. Leonídio Monteiro, sendo este o principal interveniente do programa que vai para o ar no próximo domingo, 7 de Setembro, das 9 às 10 horas, com reposição, na 5ª feira, seguinte pelas 11 da noite.

Na mata da Senhora de Lurdes, em territórios da Casa da Ínsua, encontrámos interessante recanto natural, na parte norte da vila de Penalva do Castelo, numa das margens da ribeira de Coja.

 

 

Em Esmolfe, para além da maçã que tomou o nome da terra, encontrámos Isidro Baptista, escultor que faz arte no duro granito da região.

 

Subimos ainda ao alto da serra da Paramuna e espalhámos o olhar pelas redondezas.
Paisagens deslumbrantes, aliadas a um valioso artesanato, à gastronomia regional, com os vinhos, o queijo e maçã Bravo de Esmolfe, antigas casas de granito, fazem de Penalva do Castelo um local de visita obrigatória e onde hoje, na verdade, se nota que vale a pena viver.
 

O Som da Gente agradece a simpática hospitalidade do Dr Leonídio Monteiro, Presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo e a companhia do comum amigo António Rocha, fiel ouvinte da Lafões, em terras de Castendo. 

 

 

 

publicado por somdagente às 17:55
Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Acabo de ouvir e visualizar a 2ª parte da vossa re...
Acredito e aceito. Isto foi o que se conseguiu ap...
Esse sr.Antonio Silva meu vizinho e compradre e am...
Apraz-me dizer, que Deus lhes dê força para conti...
Fico com água na boca.Quero VER!Abraço
Amigo e Senhor Fernando Luís,Parabéns pelo excelen...
Olá boa noiteO meu nome é Dina Cruz e sou técnica ...
Quando escreveram (e cito): "Em 1959, aqui nasceu ...
Intereessante!... Um espaço a ter em conta!
Conheci o Prof. Zé Fernando há 30 anos. Já nessa é...
blogs SAPO