14 de Março de 2008

 

 

 

Quaresma é uma quadra marcante do tempo litúrgico para os católicos. Tempo de penitência, penitência pelos vivos e... pelos mortos.

No programa do próximo domingo, voltamos a Pindelo dos Milagres onde as senhoras Jesuína , Maria Alice e Adelaide nos recordaram a tradição do amentar das almas naquela freguesia.

Em Pindelo dos Milagres, como em outros lugares da região, nas sete semanas da quaresma, pela calada da noite, num misto de cantar e rezar, sete vezes os homens deambulam pela noite, cantando a mesma letra mudando a música de semana para semana.

Quando os homens abalaram, levados pela emigração, as mulheres não deixaram morrer a tradição.

No domingo de de Lázaro, domingo da Paixão, começa a semana dos gritos. A partir do domingo de Ramos, no início da semana maior, para os cristãos, a música do amentar das almas, em Pindelo dos Milagres, marca a semana dos martírios.

 

Informamos ainda que sobre a temática do amentar das almas, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, de Queirã e da autoria do Prof. Joaquim da Silva Mendes, editou em Março de 2006,notável trabalho, com excepcional apresentação gráfica, com o título "Os Cantos às Almas do Purgatório".

 

Também na vila de S. Pedro do Sul, em outros tempos, a Semana Santa era tempo de penitência. Eram as endoenças , com a procissão do enterro e o sermão do encontro.

Abel Rocha, no programa do próximo domingo, volta a lembrar-nos como eram célebres as cerimónias da semana santa, em S. Pedro do Sul.

 

 

É assim O SOM DAGENTE, na Rádio Lafões, aos domingos das 9 às 10 horas, com repetição às quintas-feiras das onze à meia noite, registando as nossas tradições e a nossa cultura.

 

publicado por somdagente às 16:01
Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Acabo de ouvir e visualizar a 2ª parte da vossa re...
Acredito e aceito. Isto foi o que se conseguiu ap...
Esse sr.Antonio Silva meu vizinho e compradre e am...
Apraz-me dizer, que Deus lhes dê força para conti...
Fico com água na boca.Quero VER!Abraço
Amigo e Senhor Fernando Luís,Parabéns pelo excelen...
Olá boa noiteO meu nome é Dina Cruz e sou técnica ...
Quando escreveram (e cito): "Em 1959, aqui nasceu ...
Intereessante!... Um espaço a ter em conta!
Conheci o Prof. Zé Fernando há 30 anos. Já nessa é...
blogs SAPO