15 de Fevereiro de 2013

Com o Dr. Laurindo Monteiro, continuamos esta semana em Pinhel, visitando a sua história, passeando pelos seus monumentos.

Recomeçamos no castelo, olhando pormenores da torre manuelina.

Depois de passarmos pela igreja de Santa Maria, antiga matriz, descemos, por ruas estreitas, até ao largo do município onde, através de um painel informativo, nos vamos focar em alguns pontos de interesse não só da cidade mas também do concelho.

É neste largo, num antigo edifício que já foi também câmara municipal, que se encontra hoje o Museu Municipal de Pinhel.
No primeiro andar, podemos admirar interessante tecto, em caixotões, com as armas reais e municipais.
Encontram-se ainda, aqui, peças únicas, como são os estandartes dos antigos atífices da cidade que saem anualmente  na procissão do Corpo de Deus.
Quadros de ex-votos, que vieram da ermida de Nossa Senhora das Fontes, e outras peças religiosas completam o espólio do primeiro andar do museu.
 

 No rés-do-chão, em espaços que foram da antiga cadeia e átrio, estão imagens religiosas que foram recolhidas nas capelas e igrejas de Pinhel com destaque para interessante retábulo, esculpido em pedra de Ançã, da escola coimbrã João de Ruão da Igreja da Misericórdia.

 

 Com o Dr.Laurindo Monteiro, terminámos a nossa visita a Pinhel falando do saque dos Marialvas que gerou grande revolta popular contra o  marechal Coutinho e Marialva.

Abordámos ainda o golpe militar  de mil novecentos e vinte e sete. Este levantamento que não teve sucesso saiu daqui, do quartel de Caçadores 10, e tentou contrariar a nova ordem que viria a dar no Estado Novo.

Na frente deste edifício, que já foi paço episcopal, quartel, posto da GNR e PSP, escola secundária e preparatória e hoje sede de empresa municipal, podemos admirar interessante oblisco que perpetua a memória dos militares de Pinhel que combateram na I Grande Guerra.

Fotos:Alcides Riquito

publicado por somdagente às 11:58
Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Acabo de ouvir e visualizar a 2ª parte da vossa re...
Acredito e aceito. Isto foi o que se conseguiu ap...
Esse sr.Antonio Silva meu vizinho e compradre e am...
Apraz-me dizer, que Deus lhes dê força para conti...
Fico com água na boca.Quero VER!Abraço
Amigo e Senhor Fernando Luís,Parabéns pelo excelen...
Olá boa noiteO meu nome é Dina Cruz e sou técnica ...
Quando escreveram (e cito): "Em 1959, aqui nasceu ...
Intereessante!... Um espaço a ter em conta!
Conheci o Prof. Zé Fernando há 30 anos. Já nessa é...
blogs SAPO