07 de Outubro de 2011

 

A associação Binaural, com sede em Nodar, continua a desenvolver os seus projectos no âmbito das Residências Artísticas.

O Festival Vozes de Magaio que decorreu de 1 a 3 de Outubro, nas freguesias de Candal e Manhouce, foi o culminar da obra de cinco projectos de artistas oriundos do México, Brasil, Bélgica, Holanda, Israel e Inglaterra.

No programa de hoje, o Director da Binaural, Luís Costa, começou por nos falar das actividades que a sua associação levou e está a levar a cabo na presente temporada.

 

Rogério Nuno Costa, um minhoto, formado academicamente em Lisboa, veio até à serra da Arada desenvolver o projecto Vou à Tua Mesa na sequência de outro denominado Vou a Tua Casa.

Como vai referir Rogério Costa,no Som da Gentede hoje, uma das primeiras pessoas que visitou, no âmbito do seu projecto, foi Isabel Silvestre, a cantadeira de Manhouce, um ícone da nossa cultura beirã.

Ainda na freguesia de Mnhouce, no Gamoal, visitou-se o sr Domingos que nos falou das ervas aromáticas que a tradição utiliza na culinária e na cura de algumas maleitas.

 

Em Casa de dona Ana, no Candal, Rogério Costa ouviu falar da confecção do escoado. da cabidela de galo, das tradicionais carolas e da sopa seca.

Dona Ana falou-nos ainda da música tradicional, um dos elementos da nossa tradição, e emocionalmente lembrou o Rancho Folclórico do Candal, actualmente sem actividade.

 

Assim, com a preciosa ajuda do Luís Costa, O Som da Gente acompanhou quem, vindo de longe, se interessa pelo nosso povo, pelas nossas tradições, pela nossa cultura.

 

Fotos: Alcides Riquito

publicado por somdagente às 14:41
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
31
Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Acabo de ouvir e visualizar a 2ª parte da vossa re...
Acredito e aceito. Isto foi o que se conseguiu ap...
Esse sr.Antonio Silva meu vizinho e compradre e am...
Apraz-me dizer, que Deus lhes dê força para conti...
Fico com água na boca.Quero VER!Abraço
Amigo e Senhor Fernando Luís,Parabéns pelo excelen...
Olá boa noiteO meu nome é Dina Cruz e sou técnica ...
Quando escreveram (e cito): "Em 1959, aqui nasceu ...
Intereessante!... Um espaço a ter em conta!
Conheci o Prof. Zé Fernando há 30 anos. Já nessa é...
blogs SAPO