13 de Novembro de 2009

 

As antigas Caldas de Lafões, hoje Termas de S. Pedro do Sul, são um local único no panorama cultural e histórico da nossa região
Uma das obras mais completas sobre as Termas de S. Pedro do Sul foi publicada pelo historiador António Nazaré de Oliveira no ano de dois mil e dois.
 
Informados pelo conteúdo desta obra, fizemos o nosso roteiro da visita e nesta fomos guiados pelo saber e experiência de José Borges da Silva
Junto às ruínas do Balneário Romano, ao lado da pequena capela dedicada a S. Martinho, ouvimos a história do aproveitamento das águas termais desde tempos imemoriais.
 
 
Antes da nacionalidade foram os romanos e os leoneses que mais valorizaram o lugar. Depois o nosso primeiro rei, D. Afonso Henriques, aqui curou as mazelas físicas que trouxe do desastre de Badajoz.
D. Manuel I, que sofria de males de pele, viria a fundar o Hospital Real das Caldas de Lafões, num sítio que terá sido também uma das mais antigas gafarias a nível nacional.
Na transição do século XIX para o século XX, foi inaugurado, mais perto da nascente, o Balneário Rainha D. Amélia, nome que provém do facto da última rainha de Portugal aqui ter estado em tratamentos.
 
 
Neste balneário, recentemente recuperado e melhorado, vimos um interessante espaço museológico que guarda equipamentos e objectos ligados aos tratamentos do início do século passado.
Ao lado do Balneário Rainha D. Amélia, vê-se agora o moderno Balneário D. Afonso Henriques que, com modernas técnicas e equipamentos, faz com que as Termas de S. Pedro do Sul sejam as mais frequentadas da Península Ibérica.
 
Este foi o último local visitado pelo Som da Gente desta semana.
 
Fotos - Alcides Riquito
publicado por somdagente às 17:14
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Acabo de ouvir e visualizar a 2ª parte da vossa re...
Acredito e aceito. Isto foi o que se conseguiu ap...
Esse sr.Antonio Silva meu vizinho e compradre e am...
Apraz-me dizer, que Deus lhes dê força para conti...
Fico com água na boca.Quero VER!Abraço
Amigo e Senhor Fernando Luís,Parabéns pelo excelen...
Olá boa noiteO meu nome é Dina Cruz e sou técnica ...
Quando escreveram (e cito): "Em 1959, aqui nasceu ...
Intereessante!... Um espaço a ter em conta!
Conheci o Prof. Zé Fernando há 30 anos. Já nessa é...
blogs SAPO