30 de Outubro de 2009

 

 

 

Pendilhe é uma freguesia do concelho de Vila Nova de Paiva, nos limites com o concelho de Castro Daire, na encosta ocidental da serra da Nave e na margem esquerda do rio Mau.
A igreja paroquial de Pendilhe, feita em granito amarelo da região, já foi objecto de estudo em trabalhos académicos, sofreu várias alterações ao longo dos anos e está enquadrada num largo vistoso e bem arranjado.
Foi neste local que o próximo programa de O SOM DA GENTE iniciou a visita à freguesia, guiados pelo octogenário José Gonçalves, aqui conhecido por Zé Carriço, que embora não tenha andado na escola revela profundo saber da cultura popular, com registos históricos sobre a vida da sua terra nos últimos anos.
 
 
 
Muito recentemente, foi inaugurado em Pendilhe o Museu Rural integrado num projecto do Centro Rural do Alto Paiva e que abrange freguesias de Castro Daire e Vila Nova de Paiva.
O edifício tem, para além de salas para utilização de internet e biblioteca, no rés-do-chão, o tal espaço museológico onde se guardam peças originais da vida social, laboral e religiosa das gentes de Pendilhe.
O museu fica situado no cimo do povo, ao lado de um interessante conjunto de tradicionais espigueiros com a respectiva eira.
 
 
Ainda inserido neste conjunto foi mandado construir pela junta de Freguesia um forno colectivo que serve a população do lugar.

Dona Alice, uma das mulheres da terra que sabe todos os segredos da confecção do pão (de milho, centeio, trigo e de ovos) segundo a tradição, explicou à nossa reportagem o funcionamento deste equipamento colectivo construído sob a direcção do acima mencionado Zé Carriço utilizando apenas materiais oriundos da região.

 

Fotos:Alcides Riquito

publicado por somdagente às 16:00
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Acabo de ouvir e visualizar a 2ª parte da vossa re...
Acredito e aceito. Isto foi o que se conseguiu ap...
Esse sr.Antonio Silva meu vizinho e compradre e am...
Apraz-me dizer, que Deus lhes dê força para conti...
Fico com água na boca.Quero VER!Abraço
Amigo e Senhor Fernando Luís,Parabéns pelo excelen...
Olá boa noiteO meu nome é Dina Cruz e sou técnica ...
Quando escreveram (e cito): "Em 1959, aqui nasceu ...
Intereessante!... Um espaço a ter em conta!
Conheci o Prof. Zé Fernando há 30 anos. Já nessa é...
blogs SAPO