05 de Junho de 2009

 

No centro histórico da cidade de Viseu, com o Dr. Alberto Correia, historiador e antropólogo, no próximo programa de O Som da Gente vamos ter algumas estórias da nossa história.

Entre factos e lendas, vamos ouvir falar do rei Rodrigo, de Viriato e depois, no claustro baixo da Sé, de D. Manuel da Silva, o Bispo mecenas de Grão Vasco, de D. João Vicente e de S. Teotónio.

 

No interior, percorreremos a evolução arquitectónica da catedral com destaque para a substituição das gigantescas telas de Grão Vasco pela talha dourada e não deixaremos de reparar na abóbada, edificada com o mesmo risco arquitectónico dos Jerónimos.

 

E, neste programa ficaremos por aqui, com o olhar pela modernidade do novo altar -mor que satisfazendo as exigências actuais do culto não deixa de ocultar a riqueza da capela-mor da Sé de Viseu.

 

 

Como escreveu o historiador Alexandre Alves, Alberto Correia que foi durante muitos anos, director do Museu Grão Vasco, é essencialmente pedagogo, arqueólogo e etnólogo por vocação.

 

Em campanhas arqueológicas procurou exumar os segredos milenares de civilizações extintas. Acorre desvelado, ao apelo soluçado das "Alminhas" dos caminhos e debruça-se, interessado e solícito, sobre o trabalho dos velhos artesãos. Sabe como se fazem as brezas do Montemuro e as cestas de palha de Alvite.

É com o saber e o conhecimento deste vulto da nossa cultura que O Som da Gente passa a contar a partir do próximo programa.

 

No futuro próximo, iremos ainda ouvir falar do Museu Grão Vasco, da Igreja da Misericórdia de Viseu e das Cavalhadas de Vil de Moinhos.

Em nome do nosso auditório, um bem haja ao Dr. Alberto Correia.

publicado por somdagente às 12:06
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Acabo de ouvir e visualizar a 2ª parte da vossa re...
Acredito e aceito. Isto foi o que se conseguiu ap...
Esse sr.Antonio Silva meu vizinho e compradre e am...
Apraz-me dizer, que Deus lhes dê força para conti...
Fico com água na boca.Quero VER!Abraço
Amigo e Senhor Fernando Luís,Parabéns pelo excelen...
Olá boa noiteO meu nome é Dina Cruz e sou técnica ...
Quando escreveram (e cito): "Em 1959, aqui nasceu ...
Intereessante!... Um espaço a ter em conta!
Conheci o Prof. Zé Fernando há 30 anos. Já nessa é...
blogs SAPO